sexta-feira, 25 de julho de 2008

Liberdade

Um dos sentimentos mais cobiçados, principalmente entre os jovens, é o da liberdade, de ser, querer, sentir, liberdade sexual, financeira, emotiva. Claro, como tudo na vida, existem exceções, mas é natural do ser humano querer sentir liberto de tudo que aflinge, incomoda, estorva e até assusta. A liberdade traz consigo a sensação de poder, (como no meu caso) ter minha própria casa, dinheiro, me libertar da dependência de meus pais, poder ser eu junto com quem eu quiser. Tal busca por este sentimento gera confusão na cabeça de muitos que acham que fugir dos problemas é a melhor saída, tem aqueles que buscam encontrar a liberdade com o auxílio das drogas, já vi muito isso acontecer. E tem ainda aqueles que não querem se prender a um relacionamento estável chegando a ter fobia deles, já namorei com um assim, e a sensação de liberdade, nele, se confundia com um distúrbio emocional muito forte, que seria a tal fobia, de gostar e não conseguir se prender, o que o fazia ter um amante a cada noite tentando encontrar a "liberdade". A liberdade é algo conquistado com muita força e suor e que vem junto, de mãos dadas, com a realização e a satisfação. A liberdade sexual, principalmente ela, é a que emprega a maior luta, a luta contra o PRÉ-conceito. Pessoas que por terem uma opção sexual (que eu não chamaria de opção, já que não é uma escolha) diferente da do resto da sociedade são agredidas, mortas e até se suicidam, apenas por "amarem diferente", mas o amor é um sentimento único e se ele existe é ele e pronto, a única diferença está em quem os guarda. A nossa luta não é no meio da rua, vestidos de pantera purpurinadas (nada contra, aliás, sou muito orgulhoso pela maior parada gay do mundo acontecer no Brasil), nossa luta deve-se estabelecer nas bases da sociedade, que, apesar de já haverem ocorrido mudanças, ainda se mune de pré-conceito para com aqueles de opções sexuais diferentes, e, ainda, perante o poder público na luta por nossos direitos de seres humanos, pela nossa liberdade de amar e não ter que temer uma pedrada (como eu já levei), uma bala ou uma faca perfurando nosso corpo. Tomando emprestado o discurso do meu ex professor de literatura, Tobias, que é travesti e carinhosamente foi apelidado de Bia: "Não tenho nada contra a parada gay, muito pelo contrário, eu até gosto, mas o que me angustia é que muitas das pessoas que estão ali tratam a evento como um carnaval GLS fora de época super purpurinado, mal sabem o verdadeiro intuito com a qual a parada é realizada todo ano." (não chamando ninguém de burro, mas sabemos que acontece).

Como falei no começo do texto, a liberdade, seja lá de que for, é algo buscado, desejado e esperado pelo ser humano e a nossa liberdade de amar e serem aceitos com naturalidade nos é roubada por pessoas que sentem, sentiram ou sentirão este mesmo sentimento em suas vidas. Claro que pra alguns isso não importa, mas geralmente pessoas que tem esse pensamento já são estruturadas financeiramente, tem sua própria casa e o resto do mundo pode explodir, mas e dois garotos de 17 anos que precisam se esconder em ruas escuras só pra poderem se tocar, se beijar e se abraçar? Eles não têm a privacidade de uma casa para isso. Eles não têm o mesmo direito dos outros casais da sua idade de amarem? De sentar na lanchonete, na pracinha e namorarem em paz? É principalmente deles que a liberdade de ter uma "opção sexual" diferente é roubada, é deles que a sensação de liberdade escapa por entre os dedos e, mais ainda, é de nós que o mundo suga a liberdade de sermos nós mesmos sem ter que temer exclusão, demissão e o tal maldito do PRÉ-conceito.

5 comentários:

lipimveloso disse...

Já sofri muito com a falta da Liberdade em meus namoros filhote..
ate mesmo sendo de maior.
ter q nos esconder pela rua pelo fato de não ter uma liberdade em casa para fazer isso..
é terrível, elevadores, cinema..
que coisa desprezível..
ainda bem que obtive minha, depois de um tempo tive minha liberdade dentro de minha casa e a pessoa que eu estava também.dai pra frente tinha-mos vários lugares...
mas isso com o tempo vai ser resolvendo...as pessoas estão tendo que engolir isso tudo da pior maneira possível.

FOXX disse...

concordo com quase tudo q vc disse
menos na parte sobre a parada gay

uma parada do ORGULHO é pra ser uma festa purpurinada sim, Orgulho a gente comemora e festeja! Se querem um a parada política, tira o dj para o carro na frente da assembléia/congresso/senado e exige as mudanças nas leis, mesmo que a polícia encha todo mundo de porrada. Pq manifestação política no Brasil é tratada assim: embaixo do cacetete da polícia!

Amanda disse...

Liberdade... um conceito tanto desejado, mas que poucos o tem. Todo mundo fala de liberdade, mas quem realmente a tem ? todos estamos presos nesse circulo interminavel , onde tudo que escolhemos ja foi escolhido não por nós... nãao podemos falar que temos liberdade ;/


obg pelos elogios, que bom que tudo que escrevi era o precisava. Adoro o que vc escreve, a simplicidade e profundidade heheheeh abraços :]

Amanda disse...

Aaa antes que eu me esqueça
que legal seu tio morar lá
adoro aquela cidade
já foi lá ? beijo

descolonizado disse...

acho que a coisa que eu mais preso na minha vida é minha liberdade!