domingo, 22 de junho de 2008

Vai ser mala assim lá no inferno!

Estou usando deste MEU espaço público para expressar minha extrema indignação para com pessoas sem cultura nenhuma e nenhum nível de senso crítico e que se roem de inveja só porque você um dia será alguém e elas não!
Pois bem, um dia, eu estava converssando com uma amiga e um ser do mal [com licença Jarbas estou usando suas expressões] chega e me pergunta: - Meu filho você passou no vestibular? Aff, só fiquei sabendo ontem, mas me diga aí, pra qual curso mesmo?
E eu todo sem jeito pela alegria da pessoa respondi: - Letras!
Aí me veio a parte que me irritou: - Ah! Letras! E isso faz o que mesmo? Virá professor né? Vixi, você tão inteligente, num sei porque não fez algum curso melhor!
E eu: - Meu filho, Letras vira gente depois que sai da Universidade, e você? Sim é, trabalha em uma lojinha, e isso, vai te dar o que daqui a 4 anos?(sem preconceito com os lojistas, mas foi só pra não ficar por baixo)
Ele: - Vixi não precisava ser grosso, mas sério, qual a importância de se fazer letras? Professor tem de monte por ai!
Eu: - Tem de monte justamente porque é algo importante, me diga uma coisa aborto mal feito, você fala? Se comunica? Se expressa verbalmente?

PAUSA DRAMÁTICA

Ele: - Sim!
Eu: - Pois bem quirido, eu estudo isso, estudo o que pessoas como você saem proferindo por esse cano de escape que você carinhosamente chama de boca! Estudo a importância de se comunicar, de falar, estudo o que é fala, língua, linguagem... Ou você acha que falar é só falar e pronto?
Ele: - E não é?
Eu: - Não experiência mal sucedida da NASA, você sabia que para se comunicar, só para falar você utiliza de músculos que só servem para isso? Você sabia que esse conjunto mal formado de palavras que você faz questão de sair jogando aos ventos por aí é uma escolha feita por uma nação? E que uma pequena parcela desta nação, que seria você, faz questão de assassiná-la inventando o que linguísticamente(não se esqueçam que não tem mais trema) se chama de norma, e que por sinal você faz um mal uso extremo? E você sabia ainda que para falar , sua mente e seu corpo se unem em um processo extraordinareamente belo?
Ele: - Ai como você gosta de se exibir!
Eu: - Não quirido, só estou mostrando a você a importância e a magia que existe por trás dessas palavras mal pronunciadas que você fala para você entender a complexibilidade do curso de letras, que é pra que da próxima vez que você ousar rebaixar um curso universitário dessa forma você primeiro se informar da importância que ele tem pra sua vida, porque eu acho que o mundo não criaria um curso universitário pra encher o planeta de babaca que não sabe fazer nada!
Ele: - (sai bufando de raiva)

Pessoal, sinceramente, esse não foi o primeiro caso e nem será o último que vocês irão ver registrado aqui, esse tipo de situação é frequente, e pior ainda é quando chega um ser do quinto dos infernos pra dizer que letras forma viados, ai sim da raiva.
Realmente, eu não nego que antes de entrar no curso eu também fui um desses malditos preconceituosos que rebaixava o curso, mas como dizem, Deus escreve certo por linhas tortas, e hoje eu estou aqui, apaixonadissimo pelo meu curso, e a única certeza que eu tenho pro meu futuro é que eu quero estudar a linguagem, seja ela no âmbito literário(que eu adoraria) ou não! Eu quero estudar a magia de falar e ser ouvido, e lembrem-se, digo isso a todos, um erro gramatical nem sempre é um erro, o objetivo da língua para linguística é estabelecer a comunicação, então se você fala e é entendido, não está errado, infelizmente a sociedade se rege pela gramática, o que da margem para surgirem preconceitos. Mas infelizmente uma pequena parcela da população pensa dessa forma, muitas pessoas que não tem instrução nenhuma se sentem no direito de sair corrigindo as pessoas por ai, veja um exemplo: minha avó, fala qorerma(quaresma), proltona entre outras que não estou lembrado no momento, veja bem, eu vou corrigi-la? Não, porque eu sei que ela não tem nenhuma obrigação de falar certo e que no meio em que ela vive ela é entendida, então isso é o bastante! Isso chama-se preconceito linguístico, é um dos piores que existe, porque você acha que está fazendo o certo e mal sabe você que não está! Já fiz isso e me arrepenndo plenamente...

Pois é pessoal, antes de falar mal do meu curso perto de mim, pense duas vezes!

Música:
For The Heart I Once Had - Nightwish

4 comentários:

FOXX disse...

concordo com tudo q vc disse
e é louvável vc defender com tanta paixão o curso que vc faz...

mas...
(sempre tem "mas"?)

vc naum leu as entrelinhas, como normalmente vc faz, estoura antes... hehehe...
thuzinhu, vc naum percebeu q o preconceito da "experiencia fracassada da nasa" em instante algum foi com o curso de letras? foi com o fato dele acreditar q o único caminho q vc vai ter é ser professor!
ai está a questão: primeiro ele está enganado achando que existem mtos professores no mercado de trabalho. Mentira! Falta profissionais qualificados sobretudo na área de química, matemática, física e letras, pq simplesmente ninguem quer mais ser professor...
pq naum?
pq paga mal! e sobretudo pq não tem nenhum status. vc acha q era diferente qndo eu dizia q tinha passado pra história? as pessoas reagiam do mesmo modo, só mudaram agora depois do mestrado e do doutorado, pq ai tem um outro peso, um outro título...

seu texto deveria se indignar com o status do profissional mais importante de um país... se indignar pq é melhor ser dançarina do É o Tchan do que professor no nosso Brasil varonil!

Contador disse...

Hum, se é do RGN deve ser um personal friend do Foxx, o meu querido amigo. Q legal. Bjs

Goiano disse...

meu lindo prazer
entao o sr faz letras ... hummm...
letras é licenciatura?
pq é pra professor ne... bem nao sei mesmo

obrigado pela visita e agra vou fuçar no seu passado
bjos

Anônimo disse...

eu faria mesmo, tbm quero ser professor, acho uma profissão digna, rsrs